Detalhes do projeto SGP 1999

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Monitoramento da qualidade da água da bacia hidrográfica do córrego do Morais ou Biluca, da Estação Ecológica do Noroeste Paulista, São José do Rio Preto, SP

Coordenador(a): Nilton Eduardo Torres Rojas

Vigência do projeto

01/05/2018 até 28/05/2019

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Continental

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Planejamento e conservação do solo e da água

 

A represa fornada pelo córrego dos Morais ou Biluca está situada na Estação Ecológica do Noroeste Paulista, sob a responsabilidade da Unesp/Ibilce, conferindo-lhe grande importância ambiental e social. Limítrofe à esta área e separada pelo córrego da Piedade, encontra-se a fazenda da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mirassol, do Polo Regional Centro-Norte, onde estão instalados os laboratórios e viveiros do Centro APTA do Pescado Continental, do Instituto de Pesca.

Como esta Instituição utiliza parte dos recursos hídricos daquela represa, seu monitoramento é imprescindível para embasar ações que visem sua preservação.

Serão realizados monitoramentos das características físicas e químicas da água do ambiente estudado e do efluente dos viveiros do Centro APTA do Pescado Continental. Estes resultados complementarão àqueles monitorados pela CETESB no córrego do Morais ou Biluca e no córrego da Piedade, onde são lançados aqueles efluentes.

Os resultados poderão subsidiar estratégias de ação para o uso sustentável dos recursos naturais, através de ações de recuperação e conservação da bacia hidrográfica do córrego do Morais ou Biluca e do córrego da Piedade, bem como monitorar e tratar os efluentes dos viveiros do Centro APTA do Pescado Continental.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930