Detalhes do projeto SGP 1781

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Migração de ftalatos de embalagens celulósicas para simulante de alimentos secos e gordurosos

Coordenador(a): Leda Coltro

Vigência do projeto

01/08/2017 até 28/07/2018

Unidade responsável

ITAL, Centro de Tecnologia de Embalagem

Área Estratégica

segurança alimentar e nutricional

Linha de Pesquisa

Engenharia e tecnologia de alimentos

 

Em 29/06/16 foi publicada no Brasil, pela ANVISA, a Resolução RDC nº 88/16 que incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL nº 40/15 (BRASIL, 2016; GRUPO..., 2015), a qual aprova o regulamento técnico sobre materiais, embalagens e equipamentos celulósicos destinados a entrar em contato com alimentos e dá outras providências.

Esta Resolução apresenta uma lista positiva de componentes para materiais, embalagens e equipamentos celulósicos destinados a entrar em contato com alimentos e especifica que o material celulósico para contato com alimentos, que utiliza fibras recicladas na sua produção, deve cumprir com os limites máximos para migração específica (LME) e limites totais extraídos do material de algumas substâncias químicas. No entanto, para proteger a saúde do consumidor é ressaltado que na fabricação de embalagens celulósicas em contato com alimentos não podem ser utilizadas fibras recicladas provenientes da coleta indiscriminada de rejeitos que possam comprometer a inocuidade ou afetar as características de composição e sensoriais dos alimentos.

Neste projeto é proposto o desenvolvimento e validação de método para a determinação da migração específica de ftalatos de embalagens celulósicas (papel e/ou cartão) para simulante de alimentos secos e gordurosos tendo em vista que em muitas aplicações é utilizada polpa celulósica reciclada na composição do material da embalagem desta classe de alimentos.  

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930