Detalhes do projeto SGP 2146

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Experiência Paulista em ILP: Um estudo de caso em Guaíra

Coordenador(a): Terezinha Joyce Fernandes Franca

Vigência do projeto

01/02/2018 até 28/12/2019

Unidade responsável

IEA, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Econômicos dos Agronegócios

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

Os sistemas integrados de produção, contidos na denominada Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), têm sido difundidos e adotados nas diversas regiões brasileiras, inclusive no estado de São Paulo. No entanto, apesar dos esforços de análise dos resultados obtidos a partir de projetos em andamento, estes sistemas ainda carecem de um esforço maior de análise no aspecto econômico, sem descartar o ambiental e o social, que demonstrem sua viabilidade econômica, sem a qual fica dificultada sua adoção pelos agropecuaristas.

Nesse sentido, esse projeto visa analisar os resultados, especialmente econômicos, do sistema Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) adotado por uma propriedade paulista desde a safra 2002/2003 e que, de acordo com os relatos do responsável técnico e dos proprietários, têm sido alvissareiros. Foi relatada a existência de diversos benefícios - de natureza agronômica, econômica, ecológica e social, quais sejam: redução da compactação do solo, maior controle da erosão, redução dos níveis de assoreamento e contaminação dos cursos d’agua, melhoria das propriedades físicas químicas e biológicas do solo, maior produção de forragem na seca, aumento da produtividade das pastagens, redução do custo de implantação das pastagens, aumento de palha e matéria orgânica no solo, quebra dos ciclos de pragas, doenças e plantas daninhas, resultando na diversificação das atividades com maior produção de grãos e carne na mesma área.  

A propriedade está localizada em uma importante região produtora de grãos e pecuária bovina do estado de São Paulo, que conta com infraestrutura de armazenagem, de comercialização e abate de bovinos reunindo, assim, condições favoráveis de expansão regional desse sistema.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930