Detalhes do projeto SGP 2185

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Estudo genotípico de Staphylococcus aureus em amostras de leite bovino obtidas de tanques de expansão

Coordenador(a): Maria Izabel Merino de Medeiros

Vigência do projeto

01/04/2019 até 28/04/2020

Unidade responsável

DDD, Polo Regional Centro Oeste

ITAL, Centro de Tecnologia de Laticínios

Área Estratégica

segurança alimentar e nutricional

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

A questão da “qualidade e segurança” dos alimentos tem recebido maior atenção por parte das autoridades, indústrias, profissionais envolvidos, produtores e consumidores de modo geral nos dias de hoje. Embora o processo de pasteurização do leite assegure a destruição de grande parte dos microrganismos patogênicos, se presentes no leite cru, as enterotoxinas estafilocócicas podem permanecer no leite pasteurizado e seus derivados, devido à sua alta estabilidade térmica.A relevância do presente projeto fundamenta-se na segurança alimentar de consumidores de leite, pela identificação da ocorrência do gene mecA de resistência à oxacilina e a presença dos genes codificadores de enterotoxinas A1, A2, B1, B2, C1, C2, D1 e D2 em Staphylococcus aureus isolados de 102 tanques de expansão da região Centro Oeste do Estado.

No item arquivos há um documento declarando que este projeto utiliza recursos de pesquisa oriundos de outros projetos financiados pela FAPES (resíduos de projeto).

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930