Detalhes do projeto SGP 1594

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Eficiência do suplemento alimentar ©BeesVita Plus (BVP) para prevenção de doenças em Apis mellifera africanizadas, em condições tropicais.

Coordenador(a): Érica Weinstein Teixeira

Vigência do projeto

01/03/2017 até 28/03/2018

Unidade responsável

DDD, Polo Regional Vale do Paraíba

IZ, Centro de Zootecnia Diversificada

Área Estratégica

tecnologia da produção

Linha de Pesquisa

Sistemas de produção

 

Cerca de um terço dos alimentos que chegam às nossas mesas dependem da polinização das abelhas. Além da produção de alimentos em áreas agrícolas por meio da polinização, esses insetos são vitais também na manutenção de sistemas naturais. A obtenção de produtos apícolas, os quais são amplamente utilizados pelo ser humano para diversas finalidades, dentre as quais alimentação e produção de cosméticos soma-se ao conjunto de fatores que tornam as abelhas organismos de grande importância econômica. Todavia, a produção de alimentos, os serviços ecossistêmicos e a comercialização de produtos apícolas vêm sendo comprometidos nas últimas duas décadas devido ao declínio de populações desses polinizadores. Este declínio tem sido observado em todo o mundo e vem sendo atribuído a diversas causas, dentre as quais doenças, longos períodos de estiagem, aumento das áreas de monoculturas, baixa qualidade nutricional e uso inapropriado de agrotóxicos na agricultura. Para designar tal fenômeno adotou-se, de forma generalizada, o termo CCD (do inglês, Colony Collapse Disorder) ou Síndrome do Colapso da Colônia, muito embora tal termo, em sentido estrito, se refira a casos em que a colônia entra em colapso devido à perda repentina da população adulta, com características específicas. No Brasil o termo mais adotado é declínio e enfraquecimento, visto que não ocorre repentinamente, salvo poucas exceções. Além dos fatores antrópicos envolvidos com o fenômeno, normalmente, há uma queda na população das abelhas durante períodos de seca ou invernos rigorosos. Na tentativa de auxiliar as abelhas a sobreviverem a esses longos períodos de escassez de alimento e/ou excesso de frio ou chuvas, diferentes suplementos alimentares têm sido testados. No entanto, essas dietas não foram eficientes para a suplementação alimentar das abelhas. Desde 2009, na região da Toscana na Itália, um novo alimento tem sido testado e se mostrou muito eficiente não apenas na suplementação alimentar das abelhas, mas também no combate ao CCD. Em condições artificiais, em abelhas confinadas em pequenas caixas em laboratório, a alimentação com ©BeesVita Plus (BVP) ativou genes envolvidos na resposta imune e de metabolismo celular em relação ao grupo controle que era alimentado apenas com xarope (solução de água e açúcar, com concentração de 50%) e pão de abelha (do inglês beebread), que é o pólen armazenado pelas abelhas e fermentado. Na presente pesquisa, investigaremos a eficiência da suplementação de enxames de Apis mellifera africanizadas com BVP ao longo de um ano, avaliando a capacidade de manutenção da colônia e resistência e tolerância a doenças como a varroatose e nosemose, as quais afiguram-se como os principais problemas sanitários da apicultura na atualidade.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930