Detalhes do projeto SGP 1876

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Eficiencia agronômica de fontes alternativas de nutrientes de plantas

Coordenador(a): Marcio Koiti Chiba

Vigência do projeto

01/12/2017 até 28/01/2021

Unidade responsável

IAC, Centro de Solos e Recursos Ambientais

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

Em um mundo preocupado com indicadores ambinetais a reutilização de materiais como fonte de nutrientes de planta é uma alternativa de reciclagem e otimização dos sistemas de produção agrícola. Esta prática devolve ao solo nutrientes de plantas exportados pelas culturas e produzindo biomassa e outros produtos. Ampla variedade de materiais organicos e inorgânicos podem conter quantidades consideráveis de nutrientes de planta que podem ser utilizados para suprir parte da demanda das culturas. Seu uso entretanto precisa ser estudado para evitar que haja depauperamento da qualidade do solo com a adição de elementos potencialmente tóxicos no agroecossistema. Devem ser monitorados os atributos do solo e da planta para verificar a viabilidade de uso dessas fontes alternativas de nutrientes e comparar os resultados de produção com uma fonte conhecida do(s) nutriente(es) fornecido(s) o que viabiliza também a estimativa da eficiencia agronômica da fonte alternativa de nutrientes.

Com relação ao solo, serão quantiifcados os teores de carbono orgânico, CTC, pH, Condutividade elétrica, metais pesados (Cu, Fe, Mn, Zn, Ni, Cd, Pb, Cr) , fosforo disponível, potássio e formas de nitrogênio (nitrato e amonio).

Nas plantas serão quantificados os teores de nutrientes nas folhas, produção de biomassa, produção de grãos e relação entre produto colhido/biomassa produzida - indice de colheita. Outros parametros de planta relativos especificamente a determinadas culturas também podem ser quantificados.

Os dados obtidos serão analisados por estatisica descritiva, analise de variância (ANOVA) ou por estatistica não-paramétrica (se necessário) com uso de comparação multipla de médias, contrastes ortogonais ou regressão. Adicionalmente poderão ser utilizados testes multivariados, p.ex. componentes principais para seleção de variáveis de maior signficancia na composição da variância total dos dados.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930