Detalhes do projeto SGP 1733

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação de lactose em produtos lácteos processados qualificados como "zero lactose".

Coordenador(a): Sueli Regina Baggio

Vigência do projeto

01/08/2017 até 28/07/2018

Unidade responsável

ITAL, Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos

Área Estratégica

segurança alimentar e nutricional

Linha de Pesquisa

Avaliação e controle de qualidade de produtos e processos

 

~~A indústria alimentícia nos últimos anos vem diversificando seus produtos e lançando no mercado produtos lácteos processados com teor reduzido de lactose, com a finalidade de atender a grande parcela da população que apresenta sintomas de intolerância à lactose. A lactose é o principal carboidrato presente no leite e em seus derivados. Para a determinação de lactose em produtos lácteos processados qualificados como “zero lactose” é necessária a utilização de um sistema cromatográfico com maior sensibilidade que permita a obtenção de limites de detecção e quantificação mais baixos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e validar metodologia para a determinação de lactose em produtos lácteos processados “zero lactose”, utilizando um sistema cromatográfico HPLC com detector ELSD.

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930