Detalhes do projeto SGP 1646

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Desenvolvimento e avaliação de produto formulado com óleos essenciais no que se refere à eficácia em relação a pragas, insetos, helmintos, nematoides, ácaros, tendo importância veterinária e humana.

Coordenador(a): Luciana Morita katiki

Vigência do projeto

01/12/2016 até 28/10/2020

Unidade responsável

IZ, Centros de Genética e Reprodução Animal

Área Estratégica

sanidade animal

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 
  1. OBJETIVO DO PROJETO:

 

Atestar cientificamente que formulação com óleos essenciais possui efeito acaricida e inseticida para uso externo em animais de interesse zootécnico.

 

  1. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

 

Carrapatos e moscas, como o carrapato-do-boi (espécie Rhipicephalus microplus), mosca-do-chifre (Haematobia irritans), mosca do berne (Dermatobia hominis), trazem grandes prejuízos ao produtor rural, principalmente na pecuária leiteira e confere à indústria farmacêutica veterinária vultosa receita em vendas de produtos carrapaticidas e mosquicidas que, ultimamente, têm apresentado resultados insatisfatórios no controle, em função do desenvolvimento de cepas geneticamente resistentes. Um problema que as usinas de cana-de-açúcar e os pecuaristas vêm enfrentando atualmente é a proliferação da mosca do estábulo (Stomoxys calcitrans), que tem causado grandes prejuízos econômicos na região noroeste do Estado de São Paulo.

O cascudinho, espécie Alphitobius diaperinus, é um inseto da ordem Coleoptera, encontrado na cama de aves, e considerado praga em aviários, seja de frangos de corte ou poedeiras, trazendo prejuízos econômicos de grande monta para a atividade.

Em estudos prévios os óleos essenciais têm apresentado atividade superior a produtos comerciais no combate a pragas da agropecuária. Óleos essenciais são produtos naturais oriundos de plantas, e por isso o seu uso proporciona carne e leite sem resíduos de produtos químicos comerciais. A Secretaria da Agricultura tem priorizado a saudabilidade nas práticas de produção que visam um produto final de qualidade superior para o consumidor final.

Testes realizados em laboratório com o carrapato Rhipicephalus microplus, e testes preliminares realizados no campo com um produto oriundo de uma formulação desenvolvida no Instituto de Zootecnia, juntamente com a empresa HYG Systems, têm mostrado o potencial de controle sobre populações de carrapato, moscas e insetos.

Uma vez confirmada a boa eficácia do produto desenvolvido pelo IZ em parceria com a empresa HYG, este pode se tornar muito bem aceito no mercado por se tratar de um produto de origem natural, com menos resíduos que causam malefícios para a saúde humana e animal.

 

 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930