Detalhes do projeto SGP 1796

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

Caracterização dos recursos genéticos do lambari Astyanax sp: Conservação e uso destes recursos para o desenvolvimento de um piscicultura da espécie.

Coordenador(a): Fernando Stopato da Fonseca

Vigência do projeto

01/09/2017 até 28/09/2019

Unidade responsável

IP, Centro de Pescado Continental

Área Estratégica

sustentabilidade ambiental

Linha de Pesquisa

Estudos Econômicos e Sociais

 

As espécies de “lambari foram escolhidas por serem um conjunto de espécies com grande valor comercial e poderem servir de espécie modelo, devido ao seu pequeno porte e ciclo reprodutivo rápido, com possibilidade de se desenvolver uma metodologia de melhoramento genético em pisciculturas de médio porte utilizando a mesma densidade utilizada em produção. Serão julgadas as possíveis populações encontradas na região, seja avaliando com questionários os produtores, observando a origem dos seus reprodutores e as possíveis características selecionáveis dentro de um programa de melhoramento que interessam para o produtor, ou coletando novos exemplares com pescadores locais. Após esse primeiro ensaio serão determinados quais amostragem deverão ser aproveitadas para a avaliação genética, onde serão empregadas ferramentas moleculares (DNA mitocondrial e microssatélites) para se analisar a variabilidade genética e estrutura populacional. Na avaliação da diversidade genética e polimorfismo dos loci será utilizado o sequenciador DNA Analyser 4300 da LiCor. Os resultados podem indicar se as populações analisadas possuem variabilidade genética e se podem ser utilizadas em conjunto na formação de famílias num programa de melhoramento genético. A estruturação genética será avaliada dentro e entre populações, assim quanto informativo são os microssatélites para essas populações. As espécies de “lambari foram escolhidas por serem um conjunto de espécies com grande valor comercial e poderem servir de espécie modelo, devido ao seu pequeno porte e ciclo reprodutivo rápido, com possibilidade de se desenvolver uma metodologia de melhoramento genético em pisciculturas de médio porte utilizando a mesma densidade utilizada em produção. Serão julgadas as possíveis populações encontradas na região, seja avaliando com questionários os produtores, observando a origem dos seus reprodutores e as possíveis características selecionáveis dentro de um programa de melhoramento que interessam para o produtor, ou coletando novos exemplares com pescadores locais. Após esse primeiro ensaio serão determinados quais amostragem deverão ser aproveitadas para a avaliação genética, onde serão empregadas ferramentas moleculares (DNA mitocondrial e microssatélites) para se analisar a variabilidade genética e estrutura populacional. Na avaliação da diversidade genética e polimorfismo dos loci será utilizado o sequenciador DNA Analyser 4300 da LiCor. Os resultados podem indicar se as populações analisadas possuem variabilidade genética e se podem ser utilizadas em conjunto na formação de famílias num programa de melhoramento genético. A estruturação genética será avaliada dentro e entre populações, assim quanto informativo são os microssatélites para essas populações. 

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930