Detalhes do projeto SGP 2147

Página Inicial / Busca de Projetos / Detalhes do projeto

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ANTICORPOS ANTI-TOXOPLAMA GONDII EM BOVINOS (BOS TAURUS) NO BRASIL PELA TÉCNICA DE IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA (IFI)

Coordenador(a): Daniela Pontes Chiebao

Vigência do projeto

01/08/2018 até 28/07/2019

Unidade responsável

IB, Centro de Sanidade Animal

Área Estratégica

sanidade animal

Linha de Pesquisa

Qualidade e sanidade animal

 

           O rebanho bovino está estimado em torno de 175 milhões de cabeças, distribuídos nas diversas regiões do Brasil: 14% na região Nordeste, 13% no Sul, 34% no Centro-Oeste, 19% no Norte e 20% no Sudeste (IBGE, 2018). A bovinocultura é um dos principais segmentos da agropecuária brasileira, tanto na produção de carne, leite, couro e exportação de animais. Porém, vários outros países concorrem com o Brasil em qualidade e quantidade dos produtos fornecidos, sendo necessária a busca de alternativas para crescimento sustentável da produção, como por exemplo o controle de enfermidades que interfiram nos índices produtivos e na saúde humana.

          Toxoplasma gondii é um dos protozoários mais estudados devido a sua importância médica e veterinária. Este agente de zoonose tem distribuição mundial, havendo a estimativa de que um terço da população humana já tenha entrado em contato. A disseminação de T. gondii ocorre através da transmissão transplacentária por taquizoítas, pela ingestão de tecidos animais contendo cistos infectantes e através da ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos esporulados, sendo a ingestão de carnes cruas ou malcozidas contaminadas uma importante via de transmissão, inclusive para humanos. A carne bovina é amplamente comercializada e consumida no Brasil e o papel desta espécie na epidemiologia de T. gondii não se mostrava de grande importância, porém as mudanças ocorridas no sistema de produção como a diminuição da idade de abate dos animais podem alterar as chances de transmissão deste protozoário através do consumo da carne bovina.

            No Laboratório de Viroses de Bovídeos, atualmente é utilizado kit comercial com lâminas prontas para diagnóstico de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em bovinos. Embora apresente boa eficácia, apresenta desvantagens de ser utilizado somente para bovinos (um tipo de conjugado incluso no kit), tem curto prazo de validade e alto custo. Com a fabricação de lâminas próprias, esses problemas são sanados e mais amostras recebidas para rotina e provenientes do banco de amostras podem ser avaliadas quanto à presença e quantidade de anticorpos, ampliando o diagnóstico diferencial e possibilitando a obtenção de mais informações acerca da enfermidade.

  Sobre

O SGP (Sistema de Gestão de Pesquisa) foi implementado em todas as unidades APTA, para centralizar o controle de todos os projetos desenvolvidos sob sua supervisão. [Ler mais]

Endereço APTA – São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, 254, 2º andar - República, São Paulo - SP

Fone : (11) 5067-0447 e 5067-0427

  Endereço APTA – Campinas

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP

Fone : (19) 2137-8930